Control-M - Automação da Produção 

 

Um dos maiores desafios das empresas é manter o controle sobre a execução de tarefas em produção, tanto em ambientes distribuídos como em mainframes. Existem diversas necessidades como agendamento, definição de condições, ações durante e após a execução, previsão das execuções, definições de janelas e calendários específicos, integração com aplicações de negócio, bancos de dados, FTP's entre outras necessidades.

 

Control-M Galeria

Conheça a solução líder de mercado que vai te ajudar a resolver os problemas de automação da carga...
Veja neste infográfico a história do Control-M e do Job Scheduling no mundo. ...

 

O BMC Control-M é a solução de automação da produção líder de mercado, implementada em mais de 2.500 clientes ao redor do mundo, e muito mais do que uma solução de scheduling (agendamento), o Control-M se posiciona como uma solução de Automação de Produção, provendo entre outros recursos:                                                   

                                      

Integração com diferentes aplicações e plataformas 

 
 

                              Control-M Plataformas

Gerenciamento dinâmico de tarefas (jobs)

Possui diversos recursos para gerenciamento  das tarefas (job) de modo a permitir a melhor adequação para os cenários requeridos pelos clientes. Através do Control-M, é possível definir diversas condições, horários, passos e requisitos para execução. Todos estes recursos são acessados e definidos através de interface gráfica, proporcionando mais produtividade.

Auditoria, segurança e compliance

Conta com diversos níveis de auditoria e rastreamento das tarefas executadas, possibilitando uma visão do tipo 'quando', 'onde' e 'por que' as ações foram executadas, além de já ser amigável para o estilo de consulta de auditores.

Relatórios

Os relatórios do Control-M possibilitam a visualização de tendências, comportamento e eventos ocorridos na execução das tarefas, possibilitando obter insights para melhoria continua.

Transferência de arquivos

A transferência de arquivos entre as plataformas, é uma atividade crítica de negócio que é simplificada pelo módulo de transferência de arquivos. Através deste módulo, é possível automatizar a transferência, efetuar a identificação e recuperação de falhas, reiniciando através do ponto de falha.

Gerenciamento de impacto no negócio

O módulo de Gerenciamento de impacto no negócio do Control-M BIM (Batch Impact Manager) permite a visualização da cadeia de execução de tarefas (jobs), de forma a analisar a dependência entre cada tarefa e impactos na execução e atendimento à SLA's. Desta forma, agindo de forma pró-ativa de maneira a se antecipar à problemas.

Auto-Serviço

O módulo de auto-serviço permite à usuários de negócio definirem suas próprias tarefas de forma a minimizar o trabalho de analista de produção e delegar ações pontuais a estes usuários.

Previsão

O módulo de previsão de execução de tarefas (jobs) Control-M Forecast, permite a visualização e simulação de como serão executadas tarefas futuras, permitindo uma análise mais detalhada e programação mais apurada de como executar estas tarefas

 

 

 

Destaques da nova versão

 

Principais benefícios:

  • Reduzir o custo do gerenciamento das cargas de trabalho do negócio, através da simplificação da interface do usuário.
  • Dinamizar as funções mais comuns necessárias para gerenciar postos de trabalho, combinando todas as atividades exigidas em uma única ferramenta.
  • Habilitar componentes automatizados da carga de trabalho para colaboração conjunta através de um ambiente virtual.
  • Otimizar o mecanismo de agendamento de forma a reduzir configurações necessárias ao servidor para executar a automação da carga de trabalho.
  • Eliminar a exigência de janelas de manutenção para atualizar os componentes do agente, usando o agente de atualização ‘on the fly’.
  • Aumentar a capacidade de resposta e precisão da análise da carga de trabalho do negócio, alcançando melhorias no sistema operacional.

 

Destaques:

  • Melhorias no envio, rastreamento e processos de análise no Server, otimizando o rendimento das taxas de transferência.
  • Componentes podem ser atualizados sem agendamento de tempo de inatividade.
  • O agendamento Agentless agora é suportado pelos utilitários do BMC Control-M.
  • Rastreador de tarefas em z/OS® usa agora ENF para rastrear mais rápido o status de trabalho.
  • Compatibilidade com o JOBRC JCL Statement.
  • Exploração de processadores dedicados zIIp.

 

A versão 8 simplifica radicalmente a gestão de automação da produção, trazendo uma interface de usuário completamente redesenhada, especialmente projetada para ser extremamente moderna e familiar, tanto para novos usuários, como para os mais experientes. Além disto, esta nova versão oferece melhorias que reduzem o custo e a dificuldade de gestão da infraestrutura de automação das cargas de trabalho do negócio.

 

Interface simples, fácil e moderna.

A interface do BMC Control-M 8 e o layout de grande parte dos formulários foi reformulado para tornar mais fácil a acessibilidade a atributos comumente usados e de extrema importância, enquanto trouxe campos opcionais e avançados acessíveis através de links simples ou por expansão de setores redimensionados. Além disso, grande parte da nomenclatura foi revisada para a utilização de frases mais comuns e descritivas, como ‘Folder’ ao invés de ‘Table’ ou ‘Output’ ao invés de ‘Sysout’. Qualquer um familiarizado com os atuais aplicativos do Windows, se sentirá confortável o bastante com o novo layout e seus controles.

 

Automação da carga de trabalho comprovada.

A versão 8 estende as capacidades da solução de automação da empresa líder de mercado em automação da produção. Além das características acima descritas, o BMC Control-M:

  • Reduz o custo de gerenciamento de automação da carga de trabalho com um único ponto de controle;
  • Aumenta a qualidade dos serviços prestados pela área de TI, com um alto nível de gerenciamento de automação de carga de trabalho;
  • Capacita os usuários a tomarem decisões mais inteligentes e mais rápidas com um auto-serviço simples e intuitivo, totalmente auditado, através de um navegador web ou um dispositivo iOS;
  • Oferece flexibilidade e reduz as despesas operacionais e de capital com a gestão de recursos dinâmicos que utiliza virtualização e computação nas nuvens;
  • Fornece auditoria abrangente e relatórios para os mais exigentes requisitos de normas e conformidades.

 

 

Funcionalidades da versão 8 comparadas com às versões 6 e 7.

 

                                               Control-M Versão 8

Veja um vídeo com um overview da versão 8 do Control-M