PSIM | A plataforma de segurança do futuro.

08/12/2016 20:00

A rapidez e o dinamismo nas tomadas de decisões propiciadas por uma única interface de usuário. Melhorias no controle de segurança ao departamento de tecnologia e demais colaboradores nas empresas. Isso é o que promete a plataforma de segurança PSIM.

Physical Security Information Management (PSIM) ou simplesmente Plataforma de Segurança Integrada, é um tipo de software que fornece aplicações destinadas a integrar vários dispositivos de segurança e controla-los através de uma única interface de usuário.

Sua função principal é coletar e correlacionar eventos apresentados por sistemas dispares como CFTV, controles de acesso, ponto eletrônico, alarmes e sensores dando ao usuário a rapidez e estratégia na tomada de decisões.

A integração desses sistemas permite ao administrador controlar, agir pro ativamente em casos emergenciais, extrair relatórios gerenciais e principalmente diminuir custos em infraestrutura e softwares de gestão.

Uma boa plataforma PSIM celebra a eficiência operacional e a segurança de forma robusta e inteligente. Suas capacidades primordiais são estabelecidas em seis frentes:

Coleta: gerencia dispositivos independentes de software que coletam dados a partir de qualquer número de dispositivos de segurança ou sistemas díspares;

  • Análise: O sistema analisa e correlaciona os dados, eventos e alarmes, para identificar as situações reais e suas prioridades;

  • Verificação: A plataforma apresenta ao seu usuário uma interface rápida, fácil e única para que a tomada de decisões seja feita de maneira eficiente e segura;

  • Resolução: o PSIM fornece procedimentos padrões com base nas melhores práticas e as ferramentas para resolução das situações conforme as políticas organizacionais;

  • Relatórios: O software PSIM rastreia todas as informações e passos para relatórios de conformidade, treinamento e potencialmente, análise investigativa em profundidade;

  • Auditoria: o sistema permite o monitoramento de usuários e a verificação das atividades dos mesmos na ferramenta. Ou seja, garante também a segurança interna e a transparência das atividades para a empresa.

 O que torna essa a ferramenta do futuro?

A capacidade de integrar dados + interface única com um número limitado de produtos. Esse é o diferencial mais importante do PSIM em vista de outras formas de segurança física.

A utilização de tecnologia aberta torna a plataforma compatível com um grande número de fabricantes e oferece oportunidades de expansão, redução de custos de implantação e utilização de equipamentos já existentes nas empresas.

A plataforma PSIM inclui em seu gerenciamento os sistemas de alarmes, controles de acesso, automação de ambientes, elevadores e controle de portas, rastreamento de pessoas e objetos, monitoramento de reservatórios, CFTV, gerenciamento de arquivos AFD e controle de estacionamento.

Uma das principais razões para o aumento da implantação desta tecnologia tem sido a sua capacidade para preencher a lacuna entre a segurança e a tecnologia da informação. Aplicações e dispositivos de segurança até muito recentemente estiveram disponíveis somente em tecnologias proprietárias, que reduziam a capacidade de usar múltiplos fornecedores e criavam impasse nas estratégias de preços.

O PSIM se opõe a essa premissa através da tecnologia plug and play que permite melhores opções na escolha de hardware e redução dos custos propiciando um maior grau de interoperabilidade.

Essa plataforma ocupa um espaço importante e torna-se uma sólida opção no momento em que as aplicações e dispositivos de segurança movem-se do analógico para a conectividade de rede integrada. 

A nível mundial o efeito das soluções PSIM, junto aos departamentos de TI, tem sido amplamente satisfatório especialmente onde a base de dados é independente e com simples atualização para novos dispositivos e usuários.

As perspectivas para o mercado, em torno dessa tecnologia, acompanham essa satisfação, relatórios da TechNavio preveem um aumento na comercialização e implantação de PSIM em torno de 7%  nas Américas e 16% na Europa e Ásia até 2019. [Fonte: Telemática Sistemas Inteligentes].

A CNL, líder mundial e fornecedora global de software de Gerenciamento de Informações de Segurança Física (PSIM), é a mais nova parceira da PBTI Soluções no Brasil.